felizessao

Felizes são…

A felicidade é um desejo, uma ânsia, uma busca que acompanha a humanidade a muitos
séculos. Um filóso da antiguidade escreveu certa vez:

“É desejo de todo homem… viver feliz, mas quando se trata de ver claramente o que torna a vida feliz, eles tateiam em busca da luz; de fato, uma medida da dificuldade de atingir a vida feliz é que,
quanto maior a energia que um homem gasta empenhando-se por ela, mais dela se afasta caso tenha errado em algum ponto do caminho…” (Sêneca).

Vivemos num tempo marcado pela busca da felicidade. É comum nas conversas no trabalho, na escola, entre os amigos, ou em qualquer lugar, escutarmos o clichê: “Você é feliz?” ou “O que importa é ser feliz” e outros semelhantes. Estas frases são como uma música do momento, que toca em todos os lugares, e que a maioria das pessoas sabe a letra e o ritmo. É provável que elas sejam apenas a expressão da crença, de que devemos satisfazer os nossos desejos em detrimento do que for, ou de quem for.

O que é a felicidade? Há uma doutrina, um dogma na sociedade contemporânea, que a felicidade é igual a ter, e, cada vez, ter mais. Por isto se trabalha tanto, se gasta tanta energia, criatividade e inovação; se deseja tanto ter crédito, os produtos são trocados constantemente por outros produtos – claro, por um que seja pouquinho mais avançado, moderno, com mais tecnologia.

Nos evangelhos há profundas reflexões de Jesus sobre a vida, porém ele não fala sobre a felicidade, mas sobre aqueles e aquelas que são felizes. Vamos relembrar o texto?

Felizes as pessoas que sabem que são espiritualmente pobres, pois o Reino do Céu é delas.
Felizes as pessoas que choram, pois Deus as consolará.
Felizes as pessoas humildes, pois receberão o que Deus tem prometido.
Felizes as pessoas que têm fome e sede de fazer a vontade de Deus (ou justiça), pois ele as deixará completamente satisfeitas.
Felizes as pessoas que têm misericórdia dos outros, pois Deus terá misericórdia delas.
Felizes as pessoas que têm o coração puro, pois elas verão a Deus.
Felizes as pessoas que trabalham pela paz, pois Deus as tratará como seus filhos.
Felizes as pessoas que sofrem perseguições por fazerem a vontade de Deus, pois o Reino do Céu é delas. (Mt. 5:3-10)

 

O que há de semelhante entre estas pessoas descritas por Jesus? O que é a felicidade para você?

 

Allan Reis – Professor do IBK.

Sem Comentários

Postar um comentário

Comentar usando o Facebook

FemecSP